segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dicas para proteger o cabelo do friu!!

Como proteger o cabelo do frioNo inverno, os cabelos precisam de cuidados especiais devido às baixas temperaturas pois neste período, costumamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba por retirar o óleo do couro cabeludo, que tem como função a proteção natural e lubrificação dos fios capilares. Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspeto ressequido, quebradiço e com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que é necessário repor essa ausência de oleosidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspeto mais oleoso.

Assim como no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial quando o frio chega, de forma a dar-lhe a hidratação necessária, para que ganhe uma nova vida, brilho e textura. Desta forma, é fundamental começar já a pensar no tempo frio, de forma a exibir uns cabelos fortes, brilhantes e verdadeiramente saudáveis, em qualquer altura do ano.

Hidratação

Este é um passo essencial para um cabelo revigorante. Deve utilizar um shampoo e condicionador de boa qualidade, adequado ao seu tipo de cabelo. Em primeiro lugar deve-se fazer uma limpeza profunda dos fios de forma a retirar todas as impurezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.

Água morna

A água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Se exagerarmos na temperatura da água com que enxaguamos os nossos cabelos, desidratamo-los e aumentamos a queda, podendo inclusive provocar uma escamação do couro cabeludo, que muitas vezes é confundida com caspa. Sempre que possível opte por água morna em vez de água quente.

Evitar Oleosidade

É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para desembaraçar o cabelo, use produtos sem enxague. Também é importante lavar o cabelo com a frequência adequada, nem muito raramente nem muito frequentemente, para não agredir o couro cabeludo e criar mais oleosidade.

Secador

O uso do secador ou de outros aparelhos elétricos, como modeladores ou alisadores deve ser feito corretamente, pois o ar quente provoca o , provoca o enfraquecimento do cabelo, fazendo com que este se torne progressivamente mais fraco e quebradiço.. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.

Dormir com cabelos molhados

Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, pois além ficar húmido, torna-se fraco e quebradiço. Também é relevante referir que não se deve nunca atar o cabelo quando este ainda está molhado. Esta dica vale para o inverno e para o verão.

Uso de acessórios

O uso de acessórios como chapéus, boinas, bandoletes e ganchos contribuem para dar um toque de estilo ao inverno, nas eles podem também trazer alguns perigos ao cabelo. O uso constante desses acessórios contribui para o aumento da oleosidade, favorecendo, também, a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é higienizá-los pelo menos uma vez na semana e alternar o uso: se foi de chapéu hoje, não o ponha amanhã. E também é importante dizer que nunca deve colocar nenhum acessório enquanto o cabelo ainda estiver molhado.

Massagem no couro cabeludo

Ao lavar os cabelos faça uma massagem no couro cabeludo com movimentos circulares. Estes movimentos irão permitir a oxigenação e circulação do couro cabeludo, além de lhe proporcionarem um bem-estar imediato. Também acelera o crescimento dos fios capilares.

Queda do cabelo

Esta é estação mais propícia para a queda de cabelo, porque, além dos motivos citados acima, a queda de cabelo acontece também porque estamos mais dispostos a comer comida mais gordurosa e porque nosso sistema imunológico fica mais fragilizado com o frio. Outro fator que pode influenciar é o aumento do stresse. É normal perder entre 50 a 100 cabelos por dia, com o pico sazonal do outono. Dormir e descansar bem também é essencial para a boa saúde de todo o organismo. As pessoas com menores índices de repouso estão mais sujeitas a quedas de cabelo.

Alimentação

Tal como o resto do corpo, o cabelo precisa de nutrientes para conservar a sua beleza. Estes nutrientes podem ser fornecidos pelos alimentos e suplementos alimentares, é o caso da vitamina B, presente na levedura de cerveja, carnes orgânicas, frutas e legumes, produtos lácteos, essenciais para o crescimento capilar. Por sua vez, o ferro, presente nas carnes, desempenha um importante papel na nutrição e oxigenação das raízes.
O cabelo é um reflexo do estado geral da saúde do corpo, por isso aproveite estas dicas que lhe vai permitir manter o cabelo saudável e no auge da sua beleza durante todo o ano.

10 comentários:

  1. Post bastante útil, obrigada (:

    xx

    http://atissuesample.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post. Tenho uma "obsessao" pelo cabelo :)

    ResponderEliminar
  3. Oi, tudo bom?
    Queria te convidar pra acessar um novo blog. Inclusive tua amiga já comenta aqui sempre.
    O Cercadinho é o nome dele. O porquê do nome? Entra lá e descobre, assim como ela. rsrsrs
    Aliás, já tem continuação da história em capítulos "Sem destino".
    Segue o link que já te direcionará direto pra lá:
    http://o-cercadinho.blogspot.com/search/label/%23%20Hist%C3%B3rias%20em%20cap%C3%ADtulos
    Dá uma olhada e veja o que tu acha.
    Ahhh, e recomenda pras tuas amigas também. O ideal é que todo mundo interaja entre blogs e comente.
    Conto contigo lá, ok? Assim como entrarei assiduamente aqui também.
    Beijos,
    Wanderlei
    www.o-cercadinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Adorei este post(tbm)! Ando muito mais cuidadosa com o meu cabelo e já aprendi mais umas coisinhas! ;D

    beijinho grnade***
    sara, chips-ina-fishbowl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Super útil! Obrigada pelas dicas
    Assinado, Sofia.

    ResponderEliminar