terça-feira, 29 de março de 2011

Mutilação Genital Feminina "Cicatriz"


Cento e quarenta milhões de mulheres já foram vítimas da mutilação genital. Uma dura realidade que acontece da forma mais primitiva que se possa imaginar, um pouco por todo o mundo.


O tema é quente, é delicado e actual. Recentemente, foi assinalado o dia mundial da tolerância zero à mutilação genital feminina. O governo português apresentou um segundo programa de combate a este crime. Mas na prática, nem a classe médica, nem as forças policiais estão verdadeiramente sensibilizadas para esta escandalosa violação de todos os direitos da mulher, que ao que tudo indica, também acontece em Portugal.


Raparigas que têm cinco, seis, sete, oito anos. Tudo em nome de uma estranha tradição que, além de se sobrepor à própria lei, passa irremediavelmente de geração em geração.



Sou apaixonada por causas em que acredito e, pelas quais, considero ser necessário tomar sérias medidas no sentido de formar as populações para que vivam em harmonia de direitos de igualdade e humanitude. É o caso da Mutilação Genital Feminina, prática de origem cultural (dizem!). Revolta-me o facto de serem as mulheres (crianças) as que sempre "pagam" a factura em nome de valores ditos, inquestionáveis....

Waris Dirie (na foto) é um caso de sucesso na luta por esta causa. É uma conhecida modelo da Somália, vítima da MGF aos 5 anos, tendo fugido aos 13 para Londres, aos 18 torna-se modelo e é em 1997 que publica o seu primeiro livro “Desert Flower” onde conta a sua história pessoal. Ainda em 1997 é nomeada Embaixatriz Especial para a Eliminação da MGF, pelas Nações Unidas. Actualmente é responsável pela fundação que tem o seu nome través da qual procura combater e erradicar a prática da MGF, fazendo um trabalho junto dos governos ocidentais através de manifestos e consciencialização das mulheres para a extensão dos seus direitos.

A titulo de curiosidade, na Somália pratica-se a ablação na sua forma mais severa: extirpando o clítoris e os pequenos lábios.

Waries Dirie disse que, depois daquele dia fatidico nada pior a poderá destruir....

13 comentários:

  1. Parece incrível como é que hoje em dia ainda acontecem coisas destas!

    ResponderEliminar
  2. Eu ontem vi a reportagem e só me apetecia partir a televisão (que não tem culpa nenhuma) com a raiva que tinha daquelas mulheres que acreditavam que aquilo seria uma mais valia para uma mulher naquela cultura...eu não chamo isto de cultura!
    penso que se mutilassem a parte genital de um menino, entao aí paravam imediatamente com tudo isto. Porque a verdadeira causa é a maneira como os homens pensam...e as mulheres são sujeitas a isto!
    Para mim isto ultrapassa todos os limites e ainda por cima existem pessoas que vivem à custa destes actos.
    beijoca*

    ResponderEliminar
  3. É completamente horroso sabermos que hoje em dia se continuam a pratica coisas dessas e muitas outras e ficarmos parados, por sorte não vivemos desse modo mas há muitas crianças e mulheres que sim

    ResponderEliminar
  4. Eu vi o filme "Flor do Deserto" que a personagem principal era a Waris Dirie e que fala disso. O filme é arrepiante! =/

    ResponderEliminar
  5. É realmente triste que nos dias de hoje ainda aconteçam este tipo de coisas. E, acho ainda mais triste algumas mentalidades ainda estarem tão atrasadas como há 200 anos atrás! Enfim.. É nestas alturas que dou graças por ter nascido onde nasci e vejo realmente a sorte que tenho.

    Um enorme beijinho linda *

    ResponderEliminar
  6. É uma realidade horrorosa e que devia acabar já! É uma tristeza que isso ainda aconteça nos dias de hoje. Uma vergonha para todos! :(

    ResponderEliminar
  7. É uma situação que não tem palavras para a descrever... :S

    ResponderEliminar
  8. Great Post!!!
    Muito bacana mesmo!!!
    Me sensibilizou bastante
    xx

    www.ilovenystyle.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. O mundo não evolui e coisas como estas, pensando nós que não - pois vivemos fechados na nossa própria realidade - acontecem cada vez mais.
    É de facto chocante e há que fazer algo para que deixe de acontecer, de uma vez para sempre.
    Tomei conhecimento disto no meu secundário e fiquei extremamente chocada.
    O pior de tudo é que a maior parte das pessoas nem conhece, nem nunca ouviu falar de tal coisa. Só nos chegam às mãos as informações que querem que nos chegue e as pessoas não se preocupam em olhar para lá disso.

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. É inacreditavel!! Obrigada pelo teu comentário! Não te esqueças de te inscreveres na minha newsletter, agora já podes receber todas as novidades no teu e-mail!

    ResponderEliminar
  11. vi essa reportagem e juro que passei o tempo todo a 'arrepiar-me'! aquela chamada 'tradição' é doentia, não faz sentido, não é justa, é horrível! a sério... como pode a família apoiar atitudes destas, custa-me tanto entrar na cabeça deles... enfim1 beijinho**

    maria
    http://makeupblah.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. vi a reportagem e fiquei completamente arrepiada. como é possivel em plenos sec. XXI ainda existir tais actos! há coisas que parecem não evoluir.

    ResponderEliminar