domingo, 30 de junho de 2013

Maquilhagem certa para cada tipo de olhos

Quando fazemos uma maquilhagem, muitas vezes queremos seguir um determinado modelo, ou simplesmente utilizamos as cores dos nossos looks... fazemos tudo corretamente e a maquilhagem não fica perfeita... tal como tínhamos idealizado....

Este facto acontece porque quando chega a hora de maquilharmos os olhos seguimos algumas instruções genéricas, como “defina o côncavo”,  “ilumine a área abaixo da sobrancelha”, “faça um V para marcar o canto exterior”, entre outras… E é aí que nos perguntamos... Será que estas técnicas funcionam na generalidade? Basicamente sim.

O que acontece é que nem todas nós temos os olhos iguaisOs formatos variam muito a técnica que funciona muito bem para uma pessoa pode ter resultados desastrosos noutra. Por isso, existem algumas dicas para tirar o melhor partido do efeito das sombras de acordo com o formato dos nossos olhos. Os formatos podem ser básicos, mas de certeza que há algum com o qual nos poderemos identificar...


Este formato é totalmente proporcional e simplesmente não há nada para tentar se corrigir. O básico da maquilhagem que se aplica aqui é: passar uma sombra (de cor de clara a mediana) na pálpebra inteira e contornar a linha das pestanas (superiores e inferiores) com sombra mais escura. Definir o côncavo.  Unir a marca do côncavo ao contorno das pestanas superiores numa marca “V”, reforçada com sombra mais escura, esfumando bem. Por fim, podemos optar por destacar os olhos com delineador.
A make para este tipo de olhos pode ser super flexível. 



Quando há uma  distância  entre os olhos, a maquilhagem pode criar a ilusão de proximidade. O segredo está em reforçar o canto interno dos olhos com sombra levemente mais escura, pois assim eles parecerão mais próximos. O mesmo para o côncavo, vá do canto interno do olho até no máximo o centro. Caso se prefira, podemos criar uma “barreira” óptica aplicando sombra mais escura também no canto externo dos olhos, com cuidado para não ultrapassar de maneira nenhuma os limites da pálpebra. Não é aconselhável que se “puxe” olhos de gatinho, pois o efeito irá acentuar mais ainda a distância entre os olhos.
Mas reparem... o caso desta famosa que temos aqui acima... Ela prefere usar a maquilhagem como bem entender, o que certas vezes pode acentuar ainda mais a distância entre os olhos.

O oposto do caso acima. Neste caso, quanto mais o foco estiver no canto externo dos olhos, melhor. Defina o côncavo da metade dos olhos para fora e aplique sombra escura extrapolando os limites da pálpebra. Delineado do tipo “gatinho” também é uma boa pedida para alongar a distância entre os olhosprincipalmente se for feito somente a partir da metade dos olhos em direção à área externa. Aplique rímel preferencialmente nos cantos externos das pestanas. E não se esqueça do iluminador no canto interno dos olhos, para aumentar mais ainda a ilusão de distância.

Os olhos mais saltados podem ser suavizados com efeitos de sombra e luz. Tente escurecer todo o contorno dos olhos, começando pela linha d’água das pestanas superiores e exteriores. O côncavo e a linha das pestanas devem ser reforçadas com sombra mais escura. A ideia é criar efeitos de sombras para parecer que os olhos estão mais profundos. O delineado pode ir do canto interno até ultrapassar o canto externo, tanto na pálpebra superior quanto na inferior, engrossando o traçado na direção externa. A intenção é “achatar” um pouco os olhos.

Olhos fundos? Quanto mais “luz” , melhorPor isso, em primeiro lugar, use uma sombra iluminadora em toda pálpebra. Até pode escurecer um pouco a área do côncavo e o canto exterior os olhos, mas sem marcar muito. Evite passar maquilhagem escura no canto interno dos olhos, prefira iluminar essa zona. Não use tons muito luminosos logo abaixo da sobrancelha, pois essa zona normalmente já é mais alta e destacada neste caso.


Lápis branco na linha d’água inferior, para os olhos parecerem maiores (aumentar a área branca). Uma sombra luminosa por toda a pálpebra no canto externo uma sombra levemente mais escura. Aplique curvex de maneira intensa e rímel(principalmente no canto externo), para abrir bem o olharNão se esqueça de passar o rímel nas pestanas inferiores também! Cuidado com o lápis preto na linha d’água: diminui mais ainda os olhos! Nesse caso, se quiser delinear os olhos, é melhor fazê-lo só por fora, tanto na linha das pestanas superiores quanto na inferior.

No caso em que o formato dos olhos é meio “caído”, principalmente no canto externo inferior, a solução é tentar voltar toda a atenção para a parte superiorEvite usar maquinagem na área inferiorprincipalmente lápis preto, pois isso só intensifica mais ainda o caído dos olhos.
Trabalhe a área superior, sempre de maneira a levantar o olhar. Procure reconstruir o amendoado dos olhos, aplicando a sombra mais escura voltada para o canto externo superior dos olhos, ultrapassando área da pálpebra e do côncavo, criando um efeito de “olhos de gatinho”. O delineador também deve ser aplicado na direção do final da sobrancelha, sempre puxando para cima nos cantos externos. O traçado pode ser mais fino, quase imperceptível na parte interna dos olhos e ir engrossando até a parte externa, ou simplesmente começar a partir da metade dos olhos 
Reforce a sobrancelha aplique um pouco de iluminador logo abaixo dela. Aplique bastante rímel nas pestanas superiores, principalmente na parte externa. Neste caso, as pestanas postiças nesta área podem ajudar. Iluminador no cantinho interno dos olhos também é bem vindo!
Procure criar a impressão de que tem mais pálpebra à mostra. Na aplicação da cor escolhida para a pálpebra superior, procure ultrapassar o côncavoDefina o côncavo mais alto do que definiria normalmente. Na pálpebra inferior, logo abaixo das pestanas, aplique a cor do canto externo até somente o centro dos olhosProcure focar o delineador também do centro dos olhos até o canto externo, num traçado mais fino.Iluminador abaixo das sobrancelhas? Pode, mas bem rente à sobrancelha, para colaborar com o efeito de pálpebras aumentadas.
E o mais importante: esquecer os produtos cremosos ou oleosos demais! Vão borrar, manchar ou transferir, de certeza!

Pronto meninas, identifiquem qual o vosso tipo de olhos e deixem vossa make perfeita , beeeijinhos :*

8 comentários:

  1. Se és do Alentejo és de certeza boa pessoa! :D

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas! Adoro maquilhagem e estou sempre a procurar ideias para experimentar em mim :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei do post!

    Obrigado por me seguires! Estou a seguir-te de volta ;)

    ResponderEliminar
  4. Não tenho problemas com isso porque eu não gosto de maquilhagem. Desejo-te uma maravilhosa semana!! Beijinhos fofinhos!! http://mafaldinhaarte.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que legal essas dicas :D
    acho que meu tipo de olhos são olhos pequenos, ou os profundos, não sei bem :/
    haha
    :*

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas! Sempre procurei alguma coisa para saber maquilhar os meus olhos minúsculos x) **

    ResponderEliminar